Desde 1988

Museu da Memória Candanga oferece cursos

Pode escolher: cerâmica, madeira, reciclagem de vidro e gravura

acessibilidade:

O Museu Vivo da Memória Candanga está oferecendo oficinas profissionalizantes de graça. Trata-se do projeto  “saberes e fazeres” de pessoas que vieram construir Brasília. Os cursos, instalados em 1988, são de cerâmica, madeira, reciclagem de vidro e gravura. “Quando abrimos a oficina, a literatura em português sobre cerâmica era quase inexistente e, por isso, difícil montar um curso. Havia muito improviso. Agora, o curso do museu se tornou uma referência e já formou ceramistas importantes na cidade”, conta o  instrutor da Oficina de Cerâmica, José Nicodemos.

As aulas estão previstas para começar em agosto. Elas acontecem uma vez por semana, duram cerca de três horas e já formaram duas gerações de ceramistas da cidade. Mais de 500 alunos foram capacitados em gravura e puderam participar de exposições promovidas pelo local. No museu, são oferecidos cursos em metal, madeira, acrílico e com colagens.

“O aluno pode chegar sem saber o que quer, mas eu o estimulo a olhar os objetos e descobrir o que têm vontade de produzir. Hoje em dia, um ateliê de madeira não precisa de muita coisa. As pessoas podem produzir um conjunto de mesa e cadeiras no quintal de casa, com pouco espaço”, revelou o instrutor da Oficina de Madeira, Carlos Miranda.

Reportar Erro