Comunicação

Murilo Portugal agora integra o conselho da Thompson Reuters

Brasileiro de currículo invejável foi contratado pela multinacional de comunicação

acessibilidade:
Murilo Portugal - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

A multinacional de comunicação e informação Thomson Reuters Founders Share Company anunciou nesta terça-feira (11) a nomeação do brasileiro Murilo Portugal para seu Conselho de Administração.

A empresa foi fundada no Canadá, fruto da aquisição da britânica Reuters pela canadense Thomson Corporation, em abril de 2008, por 8,7 bilhões de libras.

A Thomson Reuters Founders Share Company atua como guardiã dos Princípios de Confiança da Thomson Reuters. Estabelecidos em 1941, os Princípios de Confiança foram elaborados para preservar a independência, integridade e isenção de preconceitos da Thomson Reuters na coleta e disseminação de informações e notícias. A nova nomeação tem efeito imediato.

A sede da Thomson Reuters está situada na cidade de Toronto. Aproximadamente 24 mil funcionários espalhados pelo mundo trabalham para a empresa. Até 2020, a receita bruta da empresa girava em torno de US$ 5,90 bilhões.

Senhor currículo

Murilo Portugal tem uma carreira longa e consolidada nos setores público e privado no Brasil e em organizações internacionais.

De 1980 a 1984, ele foi assessor no gabinete do Chefe de Gabinete do Presidente do Brasil , e depois serviu como chefe de Assessoria Econômica da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil , de 1990 a 1992. Ele foi, então, nomeado Secretário do Tesouro Nacional, onde desempenhou papel fundamental na implementação do Plano Real de estabilização econômica. Ele também atuou como vice-ministro (secretário-executivo) das Finanças de 2005 a 2006.

Além de sua experiência no Brasil , Murilo Portugal atuou como diretor executivo no Grupo Banco Mundial e como diretor executivo e diretor administrativo adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI). No FMI, ele supervisionou as relações do Fundo com 81 países nos cinco continentes. Ele também atuou como Presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e atuou nos conselhos do Banco do Brasil , Caixa Econômica Federal, Eletrobras e IRB Brasil.

Kim Williams , Presidente do Conselho da Founders Share Company, deu as boas-vindas a Portugal. “Sempre agimos de maneira consistente com a melhor prática ética, garantindo que os valores fundamentais para a sustentação bem-sucedida dos Princípios nos últimos 80 anos sejam mantidos por meio de uma vigilância sensível e sustentada.”

Reportar Erro