Combate ao câncer

?MPDFT recomenda que GDF instale aparelho de tomografia imediatamente?

Equipamento importante no diagnóstico de diversos tumores

acessibilidade:

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), em conjunto com a Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF) e a Defensoria Pública da União (DPU), recomendou ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que providencie a instalação imediata do aparelho de tomografia computadorizada (PET-CT) do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). O equipamento, adquirido em 2013 por R$ 3 milhões, nunca foi usado porque a Secretaria de Saúde não providenciou a estrutura necessária para seu funcionamento. Sendo muito importante no diagnóstico de diversos tipos de tumores.

O documento, enviado em 26 de abril,  pede que Rollemberg tome as medidas necessárias para a instalação do equipamento, de acordo com todas as exigências legais, no prazo máximo de 90 dias. Também solicita que sejam tomadas providências para a obtenção da licença de funcionamento do HBDF junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que está vencida desde 2013. Sem essa autorização, todo o Núcleo de Medicina Nuclear do HBDF está impedido de funcionar.

A recomendação foi expedida diretamente ao governador, por ser o responsável pelos gestores da saúde e em razão das sucessivas mudanças dos secretários da pasta da Saúde desde seu mandato, no início de 2015. 

Em fevereiro deste ano a Prosus havia ingressado com ação de improbidade administrativa contra cinco gestores da saúde no Distrito Federal por irregularidades do PET-CT. 

Reportar Erro