Falso Negativo

MPDFT investiga supostas irregularidades na compra de testes de Covid-19 no DF

Operação foi deflagrada no DF e sete estados e contra servidores da Secretaria de Saúde do DF

acessibilidade:

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que por duas vezes participou da tentativa de assumir o controle das decisões sobre flexibilização de atividades no DF, investiga supostas irregularidades na compra de testes de Covid-19 pelo Governo do Distrito Federal.

Uma operação denominada “Falso Negativo”, foi deflagrada nesta quinta-feira (2) no DF e nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo, com apoio das respectivas polícias civis.

A operação cumpre 74 mandados de busca e apreensão em outras essas unidades da Federação. Em Brasília, os mandados são cumpridos nas residências de servidores, no Laboratório Central e na sede da Secretaria de Saúde do DF. A suspeita é que o grupo trocou as marcas dos testes, usando uma de baixa qualidade, comprometendo o resultado dos exames.

O processo corre em sigilo, só que não. O próprio MPDFT informou que “existem fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e ainda evidências de que marcas adquiridas seriam imprestáveis para a detecção eficiente do Covid-19 ou de baixa qualidade nessa detecção.” O valor das dispensas de licitação sob investigação soma R$ 73 milhões.

Reportar Erro