Operação Curió

MPDFT denuncia quadrilha de policiais que extorquiam

Operação foi realizada em conjunto com Corregedoria-Geral da PC

acessibilidade:

O Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) obteve junto à 3ª Vara Criminal de Brasília a condenação do grupo, formado por policiais civis e ex-PM, que extorquia dinheiro para não prender pessoas em situação de flagrante delito.Sentença é de 31 de agosto, mas só foi divulgada nesta segunda-feira (12).

Foram condenados o policial civil Edilson Cordeiro Rodrigues a 8 anos e 5 meses de reclusão, do ex-policial militar Vicente Alves do Nascimento a 10 anos e 11 meses de reclusão e de José Francisco da Silva a 9 anos de reclusão.

A quadrilha agia assim, os policiais civis Edilson Cordeiro Rodrigues, conhecido como “Gato Seco” e Paulo César Chaves conseguiam informações privilegiadas nos sistemas da PCDF sobre carros em situação irregular. Depois que localizavam os veículos, contavam com o auxílio do ex-PM Vicente Nascimento para abordar os condutores com armas e viaturas da Polícia Civil do Distrito Federal. Nesse momento os políciais exigiam dinheiro para não realizar a operação em flagrante.

Também integravam a quadrilha, José Francisco da Silva e Rafel Esmael do Nascimento, que teve o processo desmembraso e ainda não foi julgado. Um dos extorsionistas, Paulo Chaves, faleceu.

As investigações foram realizadas no âmbito da Operação Curió pelo Ncap em conjunto com a Corregedoria-Geral da Polícia Civil. 

Resultado após sete meses

A denúncia foi feita pelo MPDFT em fevereiro. Durante a Operação Curió foram apreendidos carros, uma moto e armas da Polícia Civil que eram utilizadas na prática dos crimes. Também foram apreendidos os instrumentos destinados à adulteração de sinais de identificação de veículos  documentos falsos que eram utilizados pela quadrilha.

 

 

 

 

Reportar Erro