Operação Trickster

MPDFT denuncia 5 pessoas por fraude no sistema de bilhetagem do DFTrans

Promotores também pedem reparação de mais de R$2,3 milhões

acessibilidade:

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), denunciou nesta terça-feira (10) cinco pessoas pelos crimes de organização criminosa e  inserção de dados falsos em sistema de informações. Todos têm envolvimento com o esquema de fraude do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).  

Foram denunciados Pedro Jorge Oliveira Brasil, auditor fiscal de atividade urbanas, lotado na Subsecretaria de Mobilidade; Rafael Rufino de Sousa, então funcionário da GSI Defender Conservação e Limpeza Ltda., contratada para prestação de serviços de apoio operacional ao sistema de bilhetagem; Vinícius Volpon Quatio, ex-coordenador de Bilhetagem do DFTrans; André Vidal Vasconcelos Silva e Rodrigo José Silva Pinto, sócios da empresa VP Investimentos e Consultoria Ltda.

Segundo as investigações, no período de outubro de 2017 e março de 2018, o grupo inseriu no sistema dados falsos de 903 pessoas, criaram 10 empresas fictícias, para simular vínculos e  gerar créditos de vale-transporte a fim de adquirir vantagens econômicas indevidas. Validaram no sistema os créditos sem lastro financeiro, além de carregarem cartões de usuários no sistema de transporte público. Para isso, eles contaram com a participação de permissionários e terceiros economicamente interessados. 

Além das reuniões presenciais, os ajustes criminosos e a comunicação entre os integrantes da organização criminosa eram feitos com frequência por meio do aplicativo Whatsapp. Um dos trechos captados em interceptação ambiental, realizada com autorização judicial, revelou diálogos que mencionam que os repasses eram de quase R$ 500 mil por semana. Outros fatos relativos a fraudes do SBA são objeto de investigações.

 

Reportar Erro