Contratou a tia

MP investiga denúncia de nepotismo contra Cristiano Araújo

A tia de Araújo foi nomeada para gabinete do próprio distrital

acessibilidade:

O Ministério Público abriu investigação para apurar a denúncia de nepotismo contra o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB). Ana Lúcia de Melo é tia do parlamentar e foi nomeada no início deste ano para o gabinete do próprio Araújo. A servidora é casada com o tio do distrital, Artur Nogueira, irmão de sua mãe, desde 2007.

Nesta quinta-feira, 1º/10, foi encaminhado pedido de informação à presidência da CLDF sobre a situação funcional de Ana Lúcia. O órgão tem prazo de 15 dias para enviar ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) os documentos que comprovem ou não o parentesco da servidora com o parlamentar.

Os deputados distritais esperam um parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) para se posicionarem sobre o assunto.

Nepotismo

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal. (Com informações MPDFT)

Reportar Erro