Acúmulo de sedimentos

MP identifica problemas ambientais em obra do Trevo de Triagem Norte

Peritos constataram acúmulo de sedimentos da obra no Lago Paranoá

acessibilidade:

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), requisitou providências administrativas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) em relação as obras do Setor Noroeste e do Trevo de Triagem Norte, empreendimentos da Terracap e DER/DF, respectivamente.

Segundo uma perícia de campo realizada pelo Ministério Público, sedimentos das duas obras estão se acumulando no Lago Paranoá e a formação de ilhas e bancos de areia. Essa formação, “além de reduzir gradativamente a capacidade de armazenamento do manancial, contribui para a piora da qualidade da água”, registrou a perícia.

Apesar de existirem barreiras de contenção de sedimentos em áreas estratégicas das obras do Trevo de Triagem Norte, a estrutura permite a passagem de sedimentos, principalmente próximo ao lançamento da drenagem pluvial do Setor Noroeste. Existe ainda o carreamento de resíduos da obra próximo ao Deck Norte.

A transferência de resíduos para o Lago Paranoá e seu acúmulo impactam no processo de assoreamento dos braços do lago, o que prejudica a qualidade da água no local. Para o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Roberto Carlos Batista, a situação não pode ser negligenciada.

“Se a crise de recursos hídricos no DF é uma realidade marcante e o estado precisou se valer de captação do Paranoá, é inconcebível que os próprios empreendimentos públicos contribuam com a degradação do Lago e o órgão ambiental não fiscalize. Brasília, em pleno colapso de abastecimento de água potável, sediará o Fórum Mundial da Água em 2018. Que exemplos terá para oferecer para as outras nações participantes?", entafizou o promotor.

Reportar Erro