Ação pela Mata Atlântica

MP flagra 2 mil hectares de mata devastada em Minas e aplica R$ 7,2 milhões em multas

Ação ainda prendeu duas pessoas em flagrante e apreendeu caminhão com 8,7 mil m³ de madeira

acessibilidade:

Foi encerrada, nesta sexta-feira (20) a segunda fase da Operação Mata Atlântica em Pé, que envolveu Ministérios Públicos, Polícia Militar e órgãos ambientais de 17 estados. E Minas Gerais, foram flagrados 2,3 hectares de desmatamento, resultando em duas prisões, 84 autos de infração ambiental e aplicação de multas que totalizam R$ 7.201.274,37.

A iniciativa buscou a proteção e a recuperação do bioma a partir da identificação das áreas degradadas nos últimos anos e dos responsáveis pelos desmatamentos, para cobrar a reparação dos danos e outras medidas compensatórias.

O Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Nucrim/Caoma) do Ministério Público de Minas (MPMG) fiscalizou 94 propriedades e 140 polígonos, em 11 municípios: São João do Paraíso, Ninheira, Curral de Dentro, Águas Vermelhas, Itinga, Medina, Jequitinhonha, Joaíma, Monte Formoso, Novo Cruzeiro e Frei Gaspar.

Foram apreendidos um caminhão e 8,7 mil metros cúbicos de madeira, além de 84 MDC de carvão (MDC é a unidade de medida para o carvão vegetal que equivale à quantidade de carvão que cabe em um metro cúbico).

O trabalho é feito com suporte de satélite e atlas desenvolvidos pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e utiliza, entre as suas metodologias, imagens comparativas entre o estado atual dos imóveis e a situação em períodos anteriores.

Um dos principais resultados destas operações é a elaboração de relatório dos danos ambientais identificados, com sugestões da necessidade de medidas mitigadoras e reparatórias dos impactos causados ao bioma da Mata Atlântica. (Com informações da Diretoria de Imprensa do MPMG)

Reportar Erro