Tráfico no 'Caveirão'

MP do Rio faz buscas contra oito PMs por aliança com traficantes da Serrinha

Operação Sertão Carioca mira PMS que deixaram traficantes fazer fotos com caveirão

acessibilidade:

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), deflagrou nesta terça-feira (10) a segunda fase da Operação Sertão Carioca o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra oito policiais militares, denunciados por integrarem associação criminosa voltada ao tráfico de drogas. Segundo a denúncia, apresentada em 30 de agosto, o grupo cometia crimes na área do 9º Batalhão da PM entre 2013 e 2014, em especial nas comunidades do Complexo da Serrinha, no bairro de Madureira, zona Norte do Rio. O grupo teria permitido que traficantes posassem com armas diante de viatura e do blindado da PM do Rio, o “Caveirão”.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Corregedoria da PM do Rio e a CSI do MPRJ realizam buscas em residências e armários utilizados pelos denunciados nos batalhões, para recolher toda prova possível, necessária à instrução da ação penal. O objetivo é apreender os aparelhos de telefonia celular e demais eletrônicos, para a análise de seus conteúdos, assim como dinheiro, armas, entorpecentes e documentos diversos, que sejam úteis às investigações sobre a atuação da organização criminosa.

A denúncia narra que, em 12 de janeiro de 2014, em horário compreendido entre 10h30min e 12h30min, na Rua Licurgo, na localidade conhecida como Largo da Raia, na Serrinha, os denunciados expuseram a perigo viaturas da PM que estavam sob sua guarda e proteção, uma vez que traficantes fortemente armados tiveram acesso aos veículos oficiais, tiraram fotos ao lado de um deles e até dentro do chamado ‘Caveirão’.

As fotografias dos traficantes fazendo poses no interior do blindado foram recentemente divulgadas pela mídia, com grande repercussão. E deixaram evidente que os denunciados, na verdade, são ‘força amiga’ dos criminosos, associados que estão, já de longa data, no intuito de permitir o tráfico de drogas na região, deixando de cumprir seu dever legal de combater tal prática.

O MP do Rio divulgou que, na escala de serviço do 9° BPM, consta a relação dos denunciados Luiz Izaltino Arruda, Rivail Victorio, Hildegard Candido da Silva, Fabiano Hugo Ximenes, Maycon Pires Machado, Marcus José Christo Lima, Luís Claudio Esteves Falcão, e Bruno Rodrigues da Silva, como responsáveis pela operação policial no Largo da Raia, na Serrinha, no período de 5h30min até 18h.

E a denúncia reforça que os denunciados praticaram os delitos mediante paga, pois se associaram aos traficantes locais em troca de vantagem financeira. Com isso, deixaram de cumprir o seu dever legal, favorecendo e contribuindo com o tráfico de entorpecentes praticado pelos comparsas. (Com informações da Ascom do MPRJ)

Reportar Erro