Crime Organizado

MP de São Paulo indica "fortes indícios" de cartel no metrô- SP

Órgão analisa documentos do período entre 1999 a 2009 entregues pelo Cade

acessibilidade:

O indicativo da prática de formação de cartel e de fraudes em licitações da Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) está cada vez mais forte. Dessa vez, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) informou, hoje (09), que há “fortes indícios” de ter havido o acordo entre os anos de 1999 e 2009. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) entregou ao MP documentos que investigam a formação do suposto cartel.

De acordo com o MP, as fraudes nas licitações teriam ocorrido de maneiras diversas: com a definição prévia sobre quais seriam as empresas participantes e a designação das vencedoras; a divisão de processos licitatórios entre os concorrentes; o acerto de valores a serem apresentados por cada concorrente nas licitações; e as negociações sobre a desistência de impugnação em troca de subcontratação para participação na disputa.

O MP-SP informou em nota que os indícios se referem a cinco processos licitatórios: o da expansão da Linha 2 do Metrô, o da Linha 5 do Metrô, o da manutenção de trens séries 2000, 3000 e 2100 da CPTM, do programa Boa Viagem da CPTM, e da compra de 320 carros.

Reportar Erro