Operação Greed

MP de Pernambuco prende quatro por desviar R$ 2,5 mi na Previdência de Orobó

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em três estados

acessibilidade:

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deflagrou nesta terça-feira (23) duas fases da Operação Greed, para cumprir cinco mandados de prisão e 12 de busca e apreensão contra uma organização criminosa acusada de desviar pelo menos R$ 2,5 milhões em recursos do Instituto de Previdência Municipal de Orobó, município da Mata Norte pernambucana.

Além de Orobó, os mandados foram cumpridos nas cidades pernambucanas do Recife, Abreu e Lima, Paulista e Vitória de Santo Antão, por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco; em João Pessoa, na Paraíba, com apoio do Gaeco do Ministério Público da Paraíba; e em Santa Catarina, com apoio do Gaeco MP catarinense em Chapecó.

O MPPE afirmou que acompanha desde 2015 o esquema e explicou que os crimes consistem na concessão de aposentadorias fraudadas e/ou inexistentes em benefício do ex-presidente do Instituto de Previdência, Gustavo José da Silva, da esposa dele, Mirian Gizele de Abreu, e de três amigos íntimos do casal. A organização criminosa também se utilizava de contatos com empresas para realizar a lavagem de dinheiro, escondendo a origem ilícita dos recursos, segundo o Ministério Público.

Em um dos locais alvos da operação, foi encontrado um revólver. Também foram realizadas a prisão de dois homens e duas mulheres. E ainda foram apreendidos equipamentos eletrônicos e documentos.

A investigação contou com o apoio do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (Lab/LD) do Núcleo de Inteligência do MPPE (Nimppe). (Com informações da Assessoria de Comunicação do MPPE)

Reportar Erro