Danos com mineração

MP de Minas denuncia Vale e três pessoas por poluição, em Nova Lima 

Mineradora poluiu e levou danos à saúde humana e destruição da fauna e flora

acessibilidade:
Pó de minério em piscina localizada a 1km da Usina de Pelotização da Vale, em Nova Lima (MG). Foto: Divulgação Facebook

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ofereceu denúncia contra a Vale e três dirigentes por crime ambiental. A mineradora provocou poluição em níveis que resultaram em danos à saúde humana e destruição da fauna e flora em sua Usina de Pelotização, situada na Fazenda Rio de Peixe, Complexo Vargem Grande, em Nova Lima.

Entre 2011 e 2015, houve emissão irregular de partículas e óxidos de nitrogênio, atingindo especialmente a região do Condomínio Solar da Lagoa, que fica em frente à usina, e prejudicando a saúde dos moradores. Também houve lançamento irregular de efluentes líquidos sanitários no solo, entre 2011 e 2014, além de poluição sonora acima do aceitável para o horário noturno em área rural.

Segundo a denúncia “por omissão de seus administradores e diretores responsáveis, ora denunciados, deixou de adotar medidas de precaução exigidas pela autoridade competente, expondo o meio ambiente a risco grave e irreversível”. Tanto a empresa quanto os dirigentes foram denunciados por infringirem a Lei 9065/98, Lei de Crimes Ambientais. (Com informações da Assessoria de Comunicação Integrada MPMG)

Reportar Erro