'Palhaçada' em Maceió

Motorista flagra agente de trânsito na contramão e o acusa de xingá-lo de palhaço

SMTT de Maceió abriu processo para apurar conduta de agente

acessibilidade:
Viatura da SMTT flagrada na contramão em Maceió pelo engenheiro Alan Lima

Conhecido em Alagoas como “Coração Azulino” por celebrar as conquistas do futebol do CSA com poesia nas redes sociais, o engenheiro Alan Lima deixou a rima de lado nesta quinta-feira (14) para protestar nas redes sociais contra a postura de um agente de trânsito de Maceió (AL) flagrado dirigindo na contramão uma viatura da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O motorista denunciou que foi sido xingado de “palhaço” pelo condutor da viatura de fiscalização de trânsito, quando criticou o agente por não dar o exemplo esperado pela função pública que exerce.

“O cabra que é para dar exemplo, na contramão. Olha! Contramão! Você entrou pela contramão! Serviço pela contramão não pode, não! Para multar, tem que dar exemplo”, disse Alan Lima para o agente, ao filmar o flagrante, em uma rua congestionada da capital alagoana. O vídeo não mostra o xingamento, e é retomado com o motorista exigindo do agente que repita o que teria dito. “Me chame de novo de palhaço!”, grita o denunciante.

O desabafo do motorista que afirma ter sido multado pelo mesmo agente dias atrás continua em outro momento, quando Alan Lima manda um recado em vídeo para o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o superintendente da SMTT, Antônio Moura.

“Deve ser esse mesmo o ensinamento: Tratar a população como imbecil, como idiota, como palhaço”, disse o poeta, lembrando de provocação recente a motoristas infratores feito por um funcionário de empresa a que instala câmeras de monitoramento com tecnologia de fiscalização de trânsito.

Veja o desabafo completo:

SMTT se defende

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) enviou nota ao Diário do Poder, em que esclarece que está ciente da situação e informa que um processo administrativo para apurar a conduta do agente será aberto.

E o superintendente Antônio Moura reforçou que está checando o episódio. Mas considerou importante salientar a que não foi comprovado o suposto xingamento e que a viatura pode trafegar na contramão, caso haja necessidade; assim como ocorre com as da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, caso esteja em serviço.

O titular da SMTT afirmou que, em muitos casos, parte da população reage a qualquer tipo de fiscalização, desacatando diariamente os agentes nas ruas. Além disso, disse que muitas das pessoas que se promovem com críticas nas redes sociais são os que mais cometem abusos no trânsito de Maceió.

“Estamos checando, porém é importante salientar que a VTR pode trafegar na contramão, caso haja necessidade; assim como ocorre com a PM, Bombeiro etc. Está em serviço. Também não há flagrante do suposto “xingamento”. Na verdade, o que geralmente ocorre é o contrário, com os agentes sendo desacatados diariamente nas ruas. Falo isso com propriedade, pois participo de diversas operações com o mesmo. Não podemos descartar o fato de que uma parte da população – não todos, por favor – não gosta de ser fiscalizada e tende a ficar desconfortável com a presença de qualquer tipo de controle e fiscalização, assim como com a presença dos agentes. E ainda há aqueles que gostam de se promover nas redes sociais. Em muitos casos, são esses os que mais cometem abusos no trânsito da nossa cidade”, disse Antônio Moura.

O Código de Trânsito admite infrações como trafegar pela contramão, quando cometidas por veículos oficiais de emergência, policiamento e fiscalização, desde que estejam em serviço, com sirene e iluminação do giroflex ligados.

Reportar Erro