Obituário

Morre Ronaldo Junqueira, um dos jornalistas mais influentes da História do DF

Ele estava internado na UTI de um hospital de Ceilândia e não resistiu

acessibilidade:
Jornalista Ronaldo Junqueira, falecido aos 7 anos nesta segunda-feira (9), em Ceilândia - Foto: Extra Pauta.

Faleceu em Brasília nesta segunda-feira (9) Ronaldo Junqueira, 72, um dos mais influentes jornalistas da história do Distrito Federal. Estava doente havia quatro anos e não resistiu a uma infecção generalizada na UTI de um hospital em Ceilândia, onde estava internado. Era pai de quatro filhos.

Ronaldo Junqueira foi durante muitos anos editor e diretor de redação do jornal Correio Braziliense, de onde saiu para fundar o diário BSB Brasil e, depois, o semanário Jornal da Comunidade e o diário Coletivo. No Correio, foi autor de furos espetaculares, envolvendo os bastidores da política.

Com o Jornal da Comunidade, foi precursor do segmento de impressos distribuídos gratuitamente. Àqueles que não gostavam do nome que deu ao semanário, Ronaldo lembrava divertido que a tradução de Wall Street Journal, um dos diários mais importantes do mundo, é “jornal da rua do muro”.

Ronaldo sempre foi colega generoso, ajudando tantos quantos bateram à sua porta, mas frequentemente era dele a iniciativa de socorrer pessoas em dificuldades. Bem humorado, inteligente, ele tinha uma atitude pragmática em relação à vida, o que o levou ao êxito em iniciativas empresariais.

Reportar Erro