Obituário

Morre em Maceió um homem decente: o ex-ministro do TCU Guilherme Palmeira

Guilherme Palmeira foi um raro homem público, do tipo que não roubava

acessibilidade:
O ex-governador Guilherme Palmeira ao lado do filho e herdeiro político Rui Palmeira, atual prefeito de Maceió.

Faleceu em Maceió na manhã desta segunda-feira (4) o ex-governador de Alagoas Guilherme Palmeira, pai do prefeito da cidade, Rui Palmeira. Ele tinha 81 anos anos de idade.

Guilherme Palmeira se notabilizou, como político, pelo respeito ao interesse público. Como gestor, na prefeitura de Maceió ou no governo de Alagoas, ele não roubou. Foi um homem decente.

O prefeito Rui Palmeira divulgou nota nos seguintes termos: “Amigos, é com tristeza profunda que comunico o falecimento de meu pai, ocorrido na manhã de hoje. Ficam ótimas lembranças: a simplicidade, as risadas, as histórias divertidas e até o mau humor peculiar. Pai, muito obrigado por todas as lições que o senhor deixou! Desde já agradeço a todas as mensagens de solidariedade que tenho recebido de toda Alagoas e de várias partes do Brasil”, escreveu, publicando foto com o pai nas redes sociais.

Palmeira foi prefeito de Maceió entre 1989 e 1990, eleito duas vezes senador por Alagoas e governador (1979-1982). Ele também era ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU).

Guilherme Palmeira era filho de Rui Soares Palmeira. Advogado, foi eleito três vezes deputado estadual pela Arena e presidente da Assembleia Legislativa Estadual de Alagoas, licenciado-se em 1974 para ocupar a Secretaria de Indústria e Comércio do governo Divaldo Suruagy.

Em 1994, foi indicado candidato a vice-presidente na chapa de Fernando Henrique Cardoso pela coligação União, Trabalho e Progresso, e permaneceu nessa condição até agosto daquele ano.

Foi depois aprovado no Senado e nomeado ministro do Tribunal de Contas da União, onde chegou ao cargo de vice-presidente, aposentando-se em 2008.

Guilherme era irmão de Vladimir Palmeira, destacado líder estudantil contra o Regime Militar de 1964.

Reportar Erro