Morre aos 75 anos no Recife o ex-deputado constituinte Gilson Machado

acessibilidade:

Gilson Machado tinha 75 anos.

O empresário e  ex-deputado federal constituinte Gilson Machado faleceu aos 75 anos de idade na tarde deste domingo (22) em sua residência, no Recife, após lutar  contra um câncer durante vários meses. O corpo Gilson Machado será velado durante esta segunda-feira (23) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na região metropolitana do Recife, e depois cremado às 19h. Casado com Magnólia Maranhão Machado Guimarães, Gilson teve três filhos.

Ele nasceu no Recife em maio de 1942 e foi empresário e líder no setor canavieiro, presidindo a Cooperativa dos Usineiros do Açúcar e do Álcool de Pernambuco e integrando a diretoria do Sindicato da Indústria do Açúcar de Pernambuco, alem de atuar por seis anos nos planos de safra do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA).

O empresário e seu irmão João Machado Guimarães fundaram a pioneira Rádio Gravatá FM, na cidade de mesmo nome, em Janeiro de 1990.

Ocupou, entre outros cargos, a vice-presidência da Federação das Indústrias de Pernambuco e da Associação Nacional dos Produtores de Álcool, em 1980. Em política, foi eleito deputado pelo PFL. Foi ainda titular da Comissão de Finanças e Tributação e integrou a CPI que investigou irregularidades na Previdência Social.

Reeleito em 1990, foi um dos 38 parlamentares que votaram contra o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo. Gilson Machado deixou a Câmara dos Deputados em 1995.

Reportar Erro