36 anos na Justiça

Morre a desembargadora Nelma Padilha, que foi a 1ª juíza de Alagoas

Sepultamento de Nelma Padilha acontece às 14h deste domingo

acessibilidade:

TJ lamentou falecimento de Nelma Padilha (Foto: Dicom TJ)A desembargadora aposentada Nelma Padilha faleceu neste sábado (21), em Maceió (AL), em decorrência de câncer. Ela se aposentou em agosto de 2012, depois de 36 anos de atividade judicante. O sepultamento será realizado neste domingo, às 14h, no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.

“Nelma fez história ao ser a primeira mulher a conquistar o cargo de juíza em Alagoas. Exerceu suas atividades com muita qualidade e honradez. Deu imensa contribuição ao Judiciário alagoano”, comentou o desembargador Otávio Praxedes, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL)

A desembargadora foi a primeira mulher de Alagoas a conquistar o cargo de juiz de Direito, exercendo a judicatura a partir de junho de 1976, na Comarca de Porto de Pedras, onde permaneceu até 1978, passando pelas comarcas de Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Pão de açúcar, Palmeira dos Índios e Pilar.

Chegou à 3ª entrância em dezembro de 1992. Em 2009, pelo critério de antiguidade, ascendeu ao Tribunal de Justiça de Alagoas, como desembargadora. Foi empossada no cargo de vice-presidente da Corte alagoana em 2 de fevereiro de 2011, assumindo também a presidência da Seção Especializada Cível.

O presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Ney Alcântara, lamentou o falecimento. “Alagoas perde Nelma Padilha, pioneira na magistratura alagoana e que presidiu a Associação de classe da magistratura. Colega carismática deixando uma lacuna no Poder Judiciário alagoano”, disse.

E o governador Renan Filho (MDB) também transmitiu condolências à família de Nelma Padilha, reconhecendo sua contribuição à Justiça e ao povo alagoano: 

NOTA DE PESAR

Alagoas perde uma grande mulher e uma magistrada exemplar. Nelma Torres Padilha, a primeira juíza na história do Judiciário alagoano, serviu com eficiência e honradez ao povo de Alagoas nos 36 anos em atuou como juíza e desembargadora do Tribunal de Justiça, desde 1976 até a aposentadoria em 2012.

Em nome do Governo do Estado, transmito à família de Nelma Padilha sinceras condolências e a certeza de que Alagoas reconhece sua grande contribuição à Justiça e ao povo alagoano.

RENAN FILHO

Governador

Reportar Erro