Queda

Moradores da comunidade de Moinho derrubaram muro que escondia favela

Comunidade pede acesso à capital e melhorias para favela

acessibilidade:

Os moradores da favela do Moinho, situada no Viaduto Orlando Murgel, no centro de São Paulo, tiveram o acesso à cidade ampliado com a derrubada da parte de um muro de contenção que contorna a favela. O paredão com cerca de 3 metros de altura foi construído após um incêndio, em 2011, que também atingiu um prédio na proximidade da favela. A justificativa da instalação seria para a demolição do prédio que também pegou fogo.

De acordo com a associação comunitária, cerca de 400 pessoas moram na comunidade que tem apenas um acesso, pelo qual é preciso passar pelos trilhos da linha de trem.  No momento em que o paredão estava sendo removido, policiais militares chegaram ao local e o clima ficou tenso. Para a comunidade, a derrubada do muro é uma medida emergencial de segurança e uma maneira de pressionar o poder público por outras melhorias como a implantação de um sistema de água e esgoto.

Por meio de nota, a prefeitura informou que é preciso aval dos laudos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Eletropaulo e Corpo de Bombeiros e disse ainda que a prefeitura e o Corpo de Bombeiros fizeram uma vistoria no local na última quarta-feira (31) para estudar a abertura de rotas de fuga na favela.

Reportar Erro