Patrimônio público

Monumentos do DF serão conservados por sistema informatizado

Tecnologia alemã permite reduzir custos na manutenção de monumentos

acessibilidade:

Engenheiros alemães e membros do Governo do Distrito Federal (GDF) estão reunidos desde ontem fazendo um mapeamento de obras e monumentos da capital para trazer o sistema de conservação usado na Alemanha para monitorar necessidade de reparos nas construções.

A ideia surgiu com o Mané Garrincha, mas será estendida a monumentos como o Teatro Nacional, a Torre de TV e o Memorial JK. O processo inclui a inspeção e o preenchimento de uma tabela padrão para inserção dos dados em um sistema informatizado que mostra o quê, quando, onde e como os reparos devem ser feitos. Esse método vai reduzir custos e otimizar o trabalho.

O governador Agnelo Queiroz esteve hoje (03) com os técnicos alemães no Mané Garrincha e disse que a metodologia vai revolucionar a cultura de manutenção das obras no País. O encontro faz parte do 2º Workshop do Programa de Inovação e Gerenciamento da Conservação de Obras Públicas, que segue até sexta-feira (05/12).

?Vamos capacitar nossos profissionais e fazer prevenção permanente e inspeções rotineiras, evitando acidentes e economizando dinheiro dos cofres públicos, porque não vamos deixar as estruturas chegarem a um nível crítico?, destaca Agnelo.

Reportar Erro