XXV Reunião Ordinária

Ministros dos países de língua portuguesa debatem sobre Covid-19

A reafirmação da cooperação na CPLP no contexto da pandemia foi amplamente debatida

acessibilidade:
Durante a reunião virtual foram definidas as medidas de contribuição que serão adotadas

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo participou hoje (09), por videoconferência, da XXV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A reunião foi conduzida pelo presidente em exercício do Conselho,  ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades da República de Cabo Verde, Luís Filipe Lopes Tavares, conduziu os trabalhos na condição de

A reafirmação da cooperação na CPLP no contexto da pandemia foi amplamente debatida. Os ministros expressaram pesar e solidariedade para com as vítimas da pandemia, bem como o seu reconhecido apreço pelo extraordinário trabalho que vem sendo desenvolvido por todos os profissionais de saúde e de serviços de emergência.

Relembraram que a Saúde de Qualidade, enquanto parte integrante dos ODS e elemento fundamental para o sucesso da Agenda 2030 das Nações Unidas, e para o combate às iniquidades, agravadas pelo contexto pandêmico.

Destacaram a imunização como um bem público global e expressaram o apoio a iniciativas internacionais de colaboração para acelerar o desenvolvimento, produção e acesso equitativo a diagnósticos, tratamentos e vacinas contra a COVID-19.

Participaram da reunião os Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores, ou seus representantes, da República de Angola, da República Federativa do Brasil, da República de Cabo Verde, da República da Guiné-Bissau, da República da Guiné Equatorial, da República de Moçambique, da República Portuguesa, da República Democrática de São Tomé e Príncipe, da República Democrática de Timor-Leste, e do Secretário Executivo da CPLP.

Também presentes na reunião, como convidados na qualidade de Observadores Associados, representantes do Principado de Andorra; da República Checa; da Geórgia; do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte; da República da Sérvia; da República da Turquia; e da Organização Ibero-americana para a Educação, a Ciência e a Cultura.(Com informações CPLP)

Reportar Erro