Área de preservação ameaçada

Ministro sobrevoa área da Costa dos Corais atingida por petróleo em Alagoas

Área de preservação ambiental e berçário de peixes-bois ameaçados de extinção

acessibilidade:
Óleo em praia da APA Costa dos Corais, em Maragogi (AL). Foto: Reprodução Ibama

No momento em que de praias paradisíacas do Litoral Norte de Alagoas são atingidas pelo derramamento de óleo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou nesta quarta-feira (16) a região da Área de Preservação (APA) da Costa dos Corais, cujos corais e espécies da fauna são ameaçados pelo petróleo que chegou aos municípios de Japaratinga, Maragogi, e Porto de Pedras.

O óleo chegou à região ontem e, na manhã de hoje, ficou acumulado nas praias, como ficou registrado por equipes do Ibama também nas praias de Maragogi, um dos mais visitados destinos turísticos do Brasil.

Em vistoria iniciada no litoral da Bahia, o ministro visualizou os danos ambientais causados em Alagoas pelas manchas de petróleo cru do desastre que já atingiu mais de 160 praias de todos os estados do Nordeste.

A tragédia ambientam tem mobilizado servidores municipais, voluntários e órgãos não-governamentais em Alagoas, em mutirões de limpeza.

E registros em vídeo expõem a dimensão da tragédia, que exige providências bem além das que têm sido tomadas, para proteger a fauna e evitar maiores consequências para a economia e o meio ambiente na região.

Alagoas teve um total de 11 municípios afetados, entre eles Piaçabuçu, na foz do Rio São Francisco. E o óleo também atingiu um berçário de peixes-bois marinhos, no município de Porto de Pedras (AL), região no Brasil com maior concentração destes animais ameaçados de extinção.

Veja algumas imagens da tragédia, divulgadas pelo site Gazetaweb:

Reportar Erro