Ministro pede agilidade para liberar BR-101, após oito meses com cratera
Tarcísio manda liberar trecho "o mais rápido possível", mas DNIT pisa no freio
A erosão em um trecho da BR-101 apelidado de “Buraco de Alagoas” já levou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a pressionar o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas pelo fim dos prejuízos a caminhoneiros e motoristas que convivem há oito meses com uma cratera na altura do município de São Miguel dos Campos (AL).
Nesta semana, o ministro reforçou seu pedido por agilidade na resolução do problema, para liberação da rodovia, com segurança, “o mais rápido possível”. Mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mantém a previsão liberação do trecho “ainda neste semestre”.
“O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas determinou avaliação das medidas e alternativas possíveis para liberar a rodovia o mais rápido possível, sempre primando pela segurança das pessoas e a trafegabilidade nas rodovias do estado”, disse o Ministério, em resposta a questionamentos enviados pelo Diário do Poder.
A reportagem quis saber do Ministério da Infraestrutura e do DNIT o que faltou e ainda falta para agilizar a resolução do problema da erosão, bem como qual o prazo final estimado para a resolução desse problema, existente desde junho de 2021. O Ministério da Infraestrutura sugeriu contato com o DNIT para saber dos prazos. E nenhum dos órgãos do governo de Jair Bolsonaro responderam diretamente quais as carências que fazem o problema se estender indefinidamente por tanto tempo.
Ao reafirmar que suas equipes trabalham dia e noite e tratam a obra como prioritária, para que o tráfego seja restabelecido de forma segura ainda neste semestre, o DNIT destacou que, nesta semana, foram executados os serviços de escavação para conformação dos taludes, aterro, solo grampeado e o lançamento de material pétreo, inclusive as escavações seguem sendo executados no período da noite.
A programação do DNIT para a próxima semana é prosseguir estes serviços com a conclusão do lançamento de material pétreo e a finalização do novo caminho de serviço para posterior execução do solo envelopado.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse ao ministro Tarcísio de Freitas que existe muita cobrança em Alagoas. “E com razão. Existe também a preocupação com o começo do inverno, que pode complicar ainda mais a conclusão da obra”, disse Lira ao blog do Edivaldo Júnior, da Gazetaweb.
Leia a nota do DNIT enviada ao Diário do Poder:
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) continua trabalhando, dia e noite, para solucionar a erosão de grandes proporções na BR-101/AL, em São Miguel dos Campos, causada por fortes chuvas. Desde a interrupção do tráfego no trecho, em 2021, as equipes estão mobilizadas e tratam a obra como prioritária, com a expectativa de que o tráfego seja restabelecido de forma segura ainda neste semestre.
De imediato, após a ocorrência, foram tomadas as primeiras providências: as equipes informaram os desvios para usuários da rodovia e fizeram a execução de dispositivos de drenagem para desviar as águas pluviais vindas da cidade que, devido à topografia local, se destinavam em grande volume à erosão, evitando o maior agravamento da situação.
Em sequência, foram iniciados serviços preliminares da obra como limpeza e remoção de material solto proveniente do deslizamento do maciço. Como o período chuvoso no último ano se estendeu mais do que a média dos anos anteriores, foi necessário, na época, adiar serviços essenciais que fazem parte da solução de engenharia para a recomposição do corpo estradal.
Assim que as chuvas diminuíram e as equipes avaliaram ser seguro e eficaz a continuação das obras, foi iniciada a execução dos caminhos de serviço e em seguida o lançamento de material pétreo, bem como a execução dos drenos – serviços que compõem a solução técnica definitiva para restabelecer o tráfego no trecho.
Esta semana foram executados os serviços de escavação para conformação dos taludes, aterro, solo grampeado e o lançamento de material pétreo, inclusive as escavações seguem sendo executados no período da noite.
Para semana que vem, está programada a continuação destes serviços com a conclusão do lançamento de material pétreo e a finalização do novo caminho de serviço para posterior execução do solo envelopado.