Dia D, Hora H

Ministro diz a Frente de Prefeitos que vacinação contra covid começa dia 20

FNP reuniu-se com ministro da Saúde, e ouviu que "Dia D" é quarta (20) e a "Hora H" às 10h

acessibilidade:
Ministro Eduardo Pazuello em reunião com dirigentes da Frente Nacional dos Prefeitos. Foto: Divulgação FNP

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, disse hoje (14) que o ministro da Saúde Eduardo Pazuello já tem o Dia D e a Hora H para inicia a vacinação contra o novo coronavírus em todo o país. Segundo o dirigente da FNP que se reuniu com o ministro na manhã de hoje, Pazuello confirmou que a imunização contra a covid-19 começa já na próxima quarta-feira (20), a partir das 10 horas da manhã. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou a respeito da reunião.

“Temos que comemorar. Em primeira mão, para nós, prefeitos, quarta-feira, às 10h, começa a vacinação”, afirmou Donizette, que articulou a audiência com o ministro e mais de 130 governantes das maiores cidades do país.

Segundo Donizette, a data dependeria da aprovação dos pedidos de uso emergencial dos imunizantes apresentados pelo Instituto Butantan, a CoronaVac, produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o consórcio AstraZeneca/Oxford, além da chegada, ao Brasil, dos 2 milhões de doses da vacina de Oxford já compradas pelo Ministério da Saúde.

“A data está pendente de duas coisas. Primeiro, da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que é uma condicionante para que [a data] seja mantida. Segundo, da logística de voo da aeronave que está sendo preparada em Viracopos [Campinas (SP)] para buscar as vacinas da AstraZeneca”, disse Donizette pouco antes de ser informado que o avião da companhia aérea Azul que decolaria hoje para buscar as vacinas na Índia só partirá amanhã (15) a noite.

O presidente da FNP disse que Pazuello narrou que até a segunda-feira (18) o Brasil terá as 2 milhões de doses da Astrazeneca, somando-se as 6 milhões de doses para uso emergencial produzidas pelo Butantan. E que na segunda essas doses estarão nos estados, que farão a logística aos municípios, com distribuição proporcional e equitativa, dentro dos grupos predeterminados como prioritários: idosos em casas de longa permanência, profissionais da saúde e indígenas aldeados com mais de 18 anos.

A FNP também divulgou que, apesar da especulação de que as doses iniciais seriam apenas para as capitais, a vacinação começará em todo o Brasil. E relata que o assessor especial do Ministério da Saúde, Aírton Cascavel, antecipou que, após as 8 milhões de doses de janeiro, a previsão é de o Brasil tenha 30 milhões para fevereiro e 80 milhões para abril.

Seringas e agulhas suficientes

Jonas Donizette disse que a maioria dos 5.570 municípios brasileiros estará apta a iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 tão logo o Ministério da Saúde distribua os imunizantes autorizados pela Anvisa.

“Todas as cidades que se manifestaram [durante a reunião] disseram que estão preparadas para realizar a vacinação”, disse o presidente da entidade, logo após se reunir, em Brasília, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com técnicos da pasta.

Ainda de acordo com Donizette, os 30 milhões de seringas e agulhas que o governo federal requisitou administrativamente a empresas do setor foram para, nas palavras do ministro, “regular os estoques” e, caso necessário, ajudar as prefeituras.

“O ministro disse que os 30 milhões de seringas e agulhas adquiridas são uma regulação de estoque. Caso algum município não as tenha, as receberá antes da próxima quarta-feira”, disse o presidente da FNP.  “O ministério disse que qualquer município que necessite pode entrar em contato que mandará as seringas neste final de semana, concluiu o presidente da FNP.

Reportar Erro