Vacina contra Covid-19 e HIV

Ministro do STF envia à PGR notícia-crime contra Bolsonaro sobre live

Ação foi protocalada no Supremo pelos partidos PDT e PSOL

acessibilidade:
Julgamento tem início 0h desta quinta-feira (29) e dura 24 horas, até 23h59 Foto: Rosinei Coutinho

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro, a respeito da live semanal em que ele menciona uma reportagem que  faz relação entre a vacina contra a Covid-19 e a Aids.

Barroso pede a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a fala de Bolsonaro, que ocorreu na última quinta-feira (21). “Conforme prevê o Art. 230-B do regimento Interno do STF e como de praxe, determino a remessa dos autos à Procuradoria-Geral da República para manifestação”.

Ação foi protocolada no Supremo, por parlamentares do PDT e do PSOL . O PSOL pede que o presidente seja responsabilizado pelos seus atos e classifica que a transmissão “é apenas mais um caso, entre tantos dos ataques do Presidente Bolsonaro contra as normas internacionais de proteção contra a Covid”.

No texto, entre as acusações, o partido afirma que Bolsonaro infringiu as medidas sanitárias preventivas e a moralidade. ” A cruzada do presidente Jair Bolsonaro contra a ciência e a vida é continua. É fundamental que os poderes constituídos tomem providências cabíveis para punir os responsáveis pelos atentados contra a saúde pública do povo brasileiros”.

Tanto o Facebook como o Instagram, retiraram da internet a live semanal de Bolsonaro, que ocorreu na última quinta-feira (21). Por último, o You Tube seguiu a ação.

Na ocasião o presidente comentava sobre uma suposta relação entre as vacinas contra Covid-19 e a Aids. “Só vou dar a notícia, não vou comentar. Já falei sobre isso no passado, apanhei muito. Vamos lá: ‘Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados […] estão desenvolvendo síndrome da imunodeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto’. Recomendo, leiam a matéria, não vou ler aqui porque posso ter problema com a minha live, não quero que caia a live aqui, quero dar informações”.

Repercussão no Congresso Nacional

O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), informou que a fala de Bolsonaro será incluída no relatório final do colegiado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (DEM-AL) também se manifestou sobre o caso, e afirmou que Bolsonaro terá que responder pela ação. “Se ele não tiver nenhuma base científica, ele justamente vai pagar sobre isso”.

Reportar Erro