Mais Lidas

Justiça

Ministro alagoano Humberto Martins é o novo presidente do STJ

Martins foi eleito por aclamação para o biênio 2016-2018

acessibilidade:

O alagoano Humberto Martins foi eleito nesta quarta-feira (1), por aclamação, para a vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cargo que exercerá no biênio 2016-2018.

Humberto Martins agradeceu aos ministros a oportunidade de exercer mais uma missão ao lado da presidente eleita na mesma ocasião, Laurita Vaz. Ele disse que pretende exercer o cargo com "prudência, humildade e sabedoria".

Natural de Maceió (AL), o ministro Humberto Martins formou-se em direito pela Universidade Federal de Alagoas e em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Em 2002, iniciou sua carreira na magistratura como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo Quinto Constitucional pela classe dos advogados. Atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL). Foi corregedor regional eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Em 2006, chegou ao STJ. Atualmente, é membro da Segunda Turma, especializada em direito público, da Corte Especial, colegiado que reúne os 15 ministros mais antigos do tribunal, e do Conselho de Administração do STJ.  No ano passado, assumiu a diretoria-geral da Enfam.