Casa do Candango

Ministério Público incentiva a retomada da tradicional Festa dos Estados

Evento nasceu junto com a inauguração de Brasília, em 1960

acessibilidade:

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), defende e incentiva a retomada da tradicional Festa dos Estados e o seu reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial de Brasília.

A Prodema participou de uma reunião com a primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, para discutir alternativas para recuperar o evento em seu formato original. Segundo o promotor de justiça Roberto Carlos Batista os próximos passos serão a interlocução com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult) e com a Casa do Candango. “Resgatar a festa é resgatar um ideal de integração e diversidade que nasceu com a nova Capital”.

A Casa do Candango é a instituição idealizadora e detentora dos direitos da marca, presidida por Lúcia Flecha de Lima.

A Festa dos Estados nasceu junto com a inauguração de Brasília em 1960, por iniciativa da Casa do Candango. A instituição tinha o trabalho de assistir crianças e idosos, parentes dos operários que construíram a capital.

A criação da festa contou com ajuda das primeiras-damas de todos os estados brasileiros, que enviavam o melhor de seus estados, em produtos e gastronomia, para representação. Tornou-se, então, uma das festas mais tradicionais da cidade.

Reportar Erro