Conscientização

Ministério Público do DF lança campanha para divulgar direitos dos idosos

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso

acessibilidade:

A Central do Idoso lança campanha para divulgar os direitos dos idosos, que estão no Estatuto do Idoso, desde 2003. Serão afixados cartazes nas sedes das Promotorias de Justiça, nos fóruns, na Central Judicial do Idoso, além do trabalho de divulgação nas redes sociais. No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso.

Objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os direitos dessas pessoas, como explica a promotora de Justiça da Pessoa Idosa Sandra Julião. “Quando não se conhece o direito não se pode reivindicá-lo. Essa é a premissa da cidadania: conhecer seus direitos para poder demandá-los. E nada melhor que o Dia do Idoso para dar essa visibilidade à sociedade, que ainda não sabe respeitar de maneira natural os mais velhos. Nós ainda precisamos que os direitos dos mais velhos estejam escritos em códigos para respeitá-los. Ainda não é natural”.

Iniciativa pioneira

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do MPDFT e da DPDF. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são: garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes.

Reportar Erro