Estudante estava na China

Ministério da Saúde apura caso suspeito de coronavírus em MG e sobe nível de alerta

Trata-se de uma estudante que viajou para Wuhan, na China

acessibilidade:
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira, 28, que investiga um caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que viajou para Wuhan, epicentro da doença, na China, apresentou sintomas “compatíveis” com os da doença. Ela chegou em território brasileiro no dia 24 de janeiro.

A estudante, que apresenta estado de saúde estável, está num hospital de alta organização na área de infectologia em Belo Horizonte. Todas as 14 pessoas que tiveram contato com a estudante também estão sendo “monitoradas

O Ministério da Saúde investiga um caso suspeito de coronavírus  Nesta te”.a-feira (28), o ministro da Saúde, , informou que a pasta investiga uma paciente que

Nesta segunda-feira, 27, a Organização Mundial da Saúde (OMS) corrigiu a avaliação de risco diante do coronavírus de “moderado” para “alto”. A medida levou o Ministério da Saúde a atualizar a definição de casos suspeitos.

Antes, eram considerados como suspeitos os casos de pessoas com sintomas respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar, e com histórico de viagens a região de Wuhan nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas.

Agora, passam a ser considerados como suspeitos aqueles com histórico de viagens a toda a China 14 dias antes do início dos sintomas.

“O Ministério da Saúde desaconselha qualquer viagem nesse momento para aquele país”, diz Mandetta.

Na última semana, a pasta ativou um centro de operações de emergência para monitorar o registro de possíveis casos. O centro, formado por especialistas em emergência em saúde pública, foi ativado em nível 1, entre três possíveis, o que indica um alerta inicial, visando a preparação da rede de saúde.

Com o registro de um caso suspeito em investigação, o nível de alerta passa agora a nível 2.

“Na medida em que identificamos o primeiro caso que se enquadrou na definição, entramos no nível 2, que é de perigo iminente [do vírus chegar ao país]. E caso temos alerta, sem casos suspeitos, a partir do primeiro caso, declaramos emergência de saúde pública de importância nacional”, diz o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Oliveira.

Para o ministro, a situação indica que há maior risco do vírus chegar ao Brasil. “Falamos em perigo iminente quando se tem um vírus novo e tem a informação de que se tem transmissão sustentada em outro país, e que as pessoas desse país transitam para outros locais, o que indica perigo iminente de se ter o vírus em território nacional”, afirma.

A medida aumenta o reforço à rede de saúde para a necessidade do uso de equipamentos de prevenção em caso de atendimento a casos suspeitos. (Com informações da Folhapress)

Reportar Erro