Luta contra o mosquito

Mil agentes vão reforçar prevenção contra focos do Aedes aegypti nas ruas do DF

Também serão utilizados 40 carros adaptados para aplicação de fumacê nos locais com focos do mosquito

acessibilidade:
Governo do DF lança campanha de combate ao Aedes Foto: Paulo H Carvalho

Apesar de janeiro registrar queda nos casos de dengue, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai reforçar o combate aos focos e a proliferação do mosquito Aedes aegypti em todas as 33 regiões do Distrito Federal.

Foi lançada hoje (08),  a campanha da Secretaria da Saúde com a proposta de intensificar as ações preventivas já que o período de chuvas intensifica a proliferação do mosquito vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Durante apresentação do  planejamento das ações, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto destacou o reforço da contratação temporária de mil agentes de Vigilância Ambiental (AVA) para inspecionar imóveis e residências e orientar a população com os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes.

Também serão utilizados na linha de frente, 40 carros adaptados para aplicação de fumacê, destacados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

O secretário disse que a rede pública de saúde conta com 170 unidades básicas de saúde, para atender os pacientes com suspeita de dengue, sendo que 72 são equipadas com salas de hidratação.

A boa notícia é que desde janeiro, está ocorrendo uma tendência de queda nos casos prováveis de dengue quando comparados a 2020. Neste ano, foram registrados 419 casos contra 1.208 para o mesmo período do ano passado, ou seja, um decréscimo de 65,3%.

Entretanto, a população não pode relaxar, os cuidados são necessários. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero ressalta que a maioria, mais de 88% dos mosquitos causadores da dengue “encontrados no Distrito Federal são coletados nos quintais”.

Identifique os sintomas das doenças:

Dengue: febre alta; dor no corpo e articulações; dor de cabeça e atrás dos olhos; vermelhidão e coceira na pele; náuseas e vômitos;

Chikungunya: febre alta; dor nas articulações; dor de cabeça; vermelhidão na pele;

Zika: febre; dor no corpo e articulações; dor de cabeça; vermelhidão e coceira na pele; vermelhidão nos olhos.(Com informações Agência Brasília)

 

 

 

Reportar Erro