Mesmo sem reforma, Teatro Nacional receberá Feira do Livro
O local foi reformado pela última vez em 1998, antes da Lei de Acessibilidade
O Teatro Nacional Claudio Santoro irá receber entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, a 31ª edição da Feira do Livro de Brasília. São esperadas 200 mil pessoas para o evento, que acontecerá na parte interna e externa do local.
O teatro deveria ter passado por uma reforma no primeiro semestre deste ano. No entanto, o Governo do Distrito Federal e Secretaria de Cultura vêm adiando o reparo.
Em 21 de outubro, o Corpo de Bombeiros decidiu prorrogar o prazo até 23 de dezembro para a Secretaria de Cultura apresentar o plano de reforma do Teatro Nacional. Segundo a secretaria, a primeira versão do projeto básico já foi entregue para análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Procurados pelo Diário do Poder, o Iphan informou que o projeto básico está em análise no âmbito da Coordenação Técnica e que o mesmo já foi discutido e pré-analisado em conjunto com a Secretaria de Cultura. Ainda segundo o Iphan, trata-se de verificação, com eventuais ajustes, que poderá ser concluída em breve.
O Teatro Nacional foi reformado pela última vez em 1998, antes da Lei de Acessibilidade sancionada em 2004, que implementou com normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida.
O tema escolhido para esta edição da Feira do Livro foi “Leitura, um direito fundamental”. O assunto remete a comemoração dos 25 anos da Constituição Federal Brasileira. A última edição da feira aconteceu no Parque da Cidade e teve um público de 80 mil visitantes.