Planejamento zero

Médicos pressionam e Renan Filho desiste de Oscip em Hospital da Mulher de Alagoas

Profissionais cobram concurso e conseguem seleção simplificada, contra Oscip

acessibilidade:

A pressão da classe médica de Alagoas contra a contratação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para atuar no Hospital da Mulher, em Maceió (AL), fez o governador Renan Filho (MDB) anunciar, na tarde desta terça-feira (16), a realização de um Processo de Seleção Simplificada (PSS) para a contratação de médicos que vão atuar na nova unidade hospitalar. A categoria seguirá cobrando a realização de concursos públicos para futuras unidades de saúde previstas para serem inauguradas no estado.

Os profissionais de saúde evidenciaram a falta de planejamento do governo, que tinha previsão inicial para ser inaugurada ainda no primeiro mandato de Renan Filho. Mas o atraso no projeto remarcou para agosto.

O presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Marcos Holanda, disse à reportagem da Gazetaweb que, ao longo dos últimos meses, os profissionais alertaram ao secretário Estadual de Saúde, Alexandre Ayres, que não aceitariam a presença das Oscips nem nos hospitais, nem nas UPAs.

“Nós fizemos uma pressão no secretário de saúde e ele nos ouviu e atendeu. A partir daí levou para o governador e, diante disso, atendeu a nossa solicitação. Somos totalmente contra OS e Oscips, porque só querem ganhar dinheiro do Estado. Por enquanto, contempla em parte as nossas demanas”, explicou Marcos.

Ele disse, ainda, que a categoria vai continuar a pressão para que o mesmo ocorra no Hospital Metropolitano e nas demais unidades do governo. “Queremos a realização de concursos públicos e continuamos cobrando isso. Mas o governo disse que estava em cima e precisa abrir as unidades, mas o próximo passo será o concurso”, destacou o presidente, acrescentando que o Sinmed continuará fazendo a cobrança.

Por meio das redes sociais, o governo anunciou nesta terça-feira a realização do PSS como uma grande vitória da gestão, mas deixou de informar que a solicitação se deu por pressão dos médicos que atuam na rede estadual de saúde.

Somente para a unidade que será inaugurada serão ofertadas 362 vagas, sendo 95 para médicos e 50 para técnicos em enfermagem. Além dessas também há vagas para: biomédico, famarcêutico, fisiorterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, técnico em radiologia, técnico em enfermagem e técnico em laboratório.

As inscrições para o processo seletivo serão abertas a partir desta quarta-feira no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). (Com informações da reportagem de Marcos Rodrigues, da Gazetaweb)

Reportar Erro