Superação

Maya Gabeira quebra seu próprio recorde mundial da maior onda surfada por uma mulher

A brasileira também quebrou a marca entre os homens, encarando a maior onda do ano, 22,4 metros

acessibilidade:

A surfista brasileira Maya Gabeira superou seu próprio recorde mundial da maior onda surfada por uma mulher, no início do ano, a carioca pegou uma onda de 22,4 metros ,73,5 pés, na cidade de Nazaré, em Portugal. O anúncio foi feito pela Liga Mundial de Surfe nesta quinta-feira (10).

Maya recebeu o prêmio de Maior Onda do Red Bull Big Wave Awards (BWA) de 2020. A brasileira superou, entre dois e três pés, a onda surfada pela francesa Justine Dupont no dia 11 de fevereiro. Durante o campeonato de ondas gigantes, Maya também superou o havaiano Kai Lenny, ganhador da categoria masculina do prêmio de Maior Onda, ele surfou uma onda com 21 metros (70 pés).

Em 2018, Maya entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes, por surfar a maior onda entre as mulheres, a carioca pegou uma onda de  20,72 metros.

Maya é com certeza um exemplo de coragem. Além do feito de ter batido seu próprio recorde mundial, a carioca também superou o medo de surfar depois da experiência de quase morte.

Em outubro de 2013, na mesma praia, a surfista quase perdeu a vida ao cair de uma dessas ondas gigantes. Ao ser retirada do mar, Maya foi submetida a  técnicas de ressuscitação cardiopulmonar para reanimá-la. Maya é filha do ex-deputado e jornalista Fernando Gabeira.

O fato ficou marcado para a surfista, mas a sua capacidade de superação resultou no recorde mundial. “Tem sido uma viagem e tanto. Mas posso dizer, honestamente, que em 2013, quando cheguei à Nazaré, a minha vida mudou como nunca antes. Claro, houve um acidente, ferimentos e assim por diante. Mas também me mudei para Nazaré estar mais perto da onda, dediquei a maior parte do meu tempo ao local e tive anos para me concentrar na melhoria, na segurança e em estar perto das melhores pessoas para chegar onde queria estar”.

Reportar Erro