Após cinco anos

Maya Gabeira entra no Livro dos Recordes por pegar maior onda do mundo

Em 2013 a surfista quase morreu no mesmo local, na Praia de Nazaré em Portugual

acessibilidade:
Em outubro de 2013, na mesma praia, a surfista quase perdeu a vida Foto: Laurent Masurel

Após cinco anos, no mesmo local onde quase perdeu sua vida em 2013, a surfista Maya Gabeira, 31 anos, entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes, por surfar a maior onda entre as mulheres. “Estabelecer o recorde mundial é um sonho meu há muitos anos “. A Liga Mundial de Surf (WSL) anunciou o feito nesta segunda-feira (1).

No dia 18 de janeiro, na Praia do Norte em Nazaré, Portugal, a carioca pegou uma onda de  20,72 metros, episódio que rendeu a ela o recorde mundial. Maya que tem 1,68 de altura é a primeira surfista mulher que entrou no Guinnes, por pegar uma onda tão grande.

A surfista agradeceu o apoio dos fãs, já que desde agosto, por meio de uma petição online, pedia ajuda para que pressionar a Liga a encaminhar o protocolo para o Livro dos Recordes. “Sonho realizado. Obrigada a vocês que me apoiaram, assinaram e compartilharam! Juntos somos fortes”.

Maya recebeu o título hoje em Nazaré Foto: Pedro Mestre /WSL

Queda da onda gigante

Em outubro de 2013, na mesma praia, a surfista quase perdeu a vida ao cair de uma dessas ondas gigantes. Ao ser retirada do mar, Maya foi submetida a  técnicas de ressuscitação cardiopulmonar para reanimá-la. Maya é filha do ex-deputado e jornalista Fernando Gabeira.

O fato ficou marcado para a surfista, mas a sua capacidade de superação resultou no recorde mundial. “Tem sido uma viagem e tanto. Mas posso dizer, honestamente, que em 2013, quando cheguei à Nazaré, a minha vida mudou como nunca antes. Claro, houve um acidente, ferimentos e assim por diante. Mas também me mudei para Nazaré estar mais perto da onda, dediquei a maior parte do meu tempo ao local e tive anos para me concentrar na melhoria, na segurança e em estar perto das melhores pessoas para chegar onde queria estar”.

Veja o momento que a brasileira controla a imensa onda, por um instante parece que ela foi engolida.

Reportar Erro