cenário europeu

Massa fria avança ao norte do Brasil, alerta Instituto Nacional de Meteorologia

Cidades de SC e RS registraram até a queda de neve na noite desta quinta-feira

acessibilidade:
Foto: Wikimedia Commons

Os brasileiros foram surpreendidos com um frio repentino chegado na última quarta-feira (19). A queda da temperatura foi originada por uma massa de frio polar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram registradas temperaturas negativas na madrugada de ontem.

O frio não estacionou na Região Sul, ele passou por São Paulo e, agora, continua subindo em direção à Região Norte. A partir de hoje (21), Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas também terão uma acentuada queda nos termômetros, segundo previsão do Inmet.

Neve no Brasil

Na noite de ontem, cidades do Rio Grande do Sul puderam presenciar um fenômeno raríssimo no país, a queda de neve que atraiu moradores e turistas às ruas de Gramado e Canela. As geadas ocorrem desde quarta e são esperadas pelos próximos dias. A neve é originada da junção de dois fatores que ocorrem simultaneamente na região, a queda brusca de temperatura e alta umidade do ar.

Santa Catarina teve recorde de temperatura e registrou -8°C, o município gaúcho de Quaraí também teve temperatura negativa, os termômetros alcançaram os -6°C, mesma temperatura atingida em Urupema, Santa Catarina.

No Paraná, o frio foi menos intenso que nos outros estados vizinhos, mas ainda com graus negativos. Sem neve, mas com geadas em diversas cidades, a sensação térmica é de -5°C. Já os termômetros marcaram 2,8°C negativos na madrugada de quinta-feira.

Segundo o Inmet, há previsão de neve para o final de semana nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no Oeste, Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina, também em áreas do Sul e Sudoeste do Paraná, entre o fim de tarde e noite de hoje e sábado.

 

Reportar Erro