Obituário

Marqueteiro Orlando Pacheco morre em Brasília lutando contra o câncer

Ele escrevia um livro sobre a campanha do governador Ibaneis Rocha, da qual participou

acessibilidade:
Orlando Pacheco foi um dos mais criativos e admirados profissionais do marketing político no Brasil.

Faleceu na tarde desta segunda-feira (16) no Hospital Brasília, na capital, o publicitário e ator Orlando Pacheco, um dos mais admirados profissionais do marketing político do País.

Pacheco enfrentava uma luta contra o câncer, que o levou à UTI do hospital, da qual recebeu alta hoje. Ele conversava com a esposa quando sentiu dificuldades de respirar, em um quadro de enfisema pulmonar. Faleceu antes de ser socorrido.

Ele escrevia um livro sobre a vitória de Ibaneis Rocha, em 2018, na campanha histórica ao governo do Distrito Federal, da qual participou intensamente, quando o candidato saiu de 2% na primeira pesquisa de intenção de votos para quase vencer em primeiro turno. Foi eleito com 70% dos votos dos eleitores do DF.

Governador do DF, Ibaneis Rocha apresentou condolências.

Para o governador Ibaneis Rocha, a publicidade brasileira perdeu um dos seus melhores quadros, um profissional que ia além de seu tempo, construindo palavras e imagens que transformam as vidas das pessoas. “Tive a honra de acompanhar Orlando Pacheco no seu auge de criatividade. Minhas condolências aos familiares e amigos”, disse.

Weligton Moraes: desolado – Foto: Brasília de Fato.

“Estou muito triste”, afirmou agora à noite, desolado, o secretário de Comunicação do governo do Distrito Federal, Weligton Morais. “Foram mais de 20 anos trabalhando juntos. Ganhamos quatro eleições no Distrito Federal”, disse secretário. “Competente como marqueteiro, dono de um texto refinado e sempre carregado de muita emoção. Uma das pessoas mais sensíveis que conheci. Deus vai recebê-lo de braços abertos”, concluiu.

Apesar de brilhante, o marqueteiro Orlando Pacheco, ao contrário de todos os demais colegas, cultivava a discrição. Não fazia marketing pessoal, mas seu trabalho era reconhecido.

Dono de um texto sensível, criativo, que tocava o coração das pessoas, Orlando era também um formulador político arguto, inigualável, por isso seu “passe” no mercado era tão valorizado. Mineiro de Belo Horizonte, ele estudou na PUC-MG.

O mais recente trabalho de Orando Pacheco se deu na campanha do atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de cujo governo atuava na concepção de campanhas publicitárias.

Ronald Carvalho.

Para o amigo e colega Ronald Carvalho, Orlando era “criativo, buliçoso, também foi um ator. Arrancava emoções pelo seus dedos, que fizeram reis e governadores. Ator na política e na publicidade. Era um fingidor ‘fingia tão completamente, que não parecia dor a dor que ele sempre sente”.

Irmão do também publicitário Agnelo Pacheco, também falecido, o marqueteiro fez a campanha vitoriosa de um ex-colega de colégio Newton Cardoso, quando todos os institutos de pesquisa e os políticos mais experientes do Estado apontavam a vitória de Itamar Franco.

Em seguida, Orlando Pacheco participou de campanhas também vitoriosas, marcadas pela sensibilidade de suas criações, como a de Fernando Collor ao governo de Alagoas, em 1986, e de inúmeras outras, como a dos ex-governadores do Distrito Federal José Roberto Arruda e Joaquim Roriz.

Reportar Erro