Deselegância

Marco Turístico repõe Renan Filho e Biu no palanque de 2014

Biu e Renan Filho expõem rivalidade ao anunciar marco turístico

acessibilidade:

Depois de ter sido ignorado por Benedito de Lira (PP-AL), quando o senador anunciou a assinatura da ordem de serviço do Marco Referencial do Alagoinha, o governador Renan Filho (PMDB) deu o troco na mesma moeda, ao ignorar que uma emenda parlamentar de seu rival originou os recursos para a obra turística. A solenidade marcada para a manhã desta segunda-feira (19), com a presença de dois ministros, promete demonstrar que o governador e o senador ainda não desceram do palanque de 2014, em que disputaram o governo.

O senador Biu de Lira demonstrou irritação com a mudança do local do ato público em que somente a presença de Renan Filho é fundamental, para dar início à obra de R$ 9,3 milhões a ser tocada pelo Governo de Alagoas. Anunciada pelo senador para ocorrer na Ponta Verde, a solenidade mudou para o Palácio República dos Palmares, com a presença dos ministros Helder Barbalho, da Integração Nacional, e Marx Beltrão, do Turismo. O conforto do local controlado por seus assessores, longe de imprevistos da rua, foi a opção de Renan Filho.

“Aviso aos meus amigos que o governador decidiu, de última hora, alterar o local da cerimônia da ordem de serviço do Marco Turístico de Maceió, obra importantíssima pela qual venho lutando há mais de 5 anos. A cerimônia será realizada no Palácio do Governo de Alagoas. Renovo o convite a todos vocês”, escreveu o senador que deve disputar a reeleição em 2018, contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), caso ambos sobrevivam ao cerco da Operação Lava Jato.

Curto e grosso

Deputado federal licenciado e pré-candidato a disputar uma das duas vagas de senador em 2018, o ministro do Turismo Marx Beltrão também foi excluído do anúncio oficial da assessoria do senador Benedito de Lira da solenidade. Questionado pelo Diário do Poder, Biu de Lira justificou da seguinte forma: “Não falei dele porque ele não participa com nada nessa obra. O governador que se quiser convide, que é do partido dele”.

Além do desinteresse inicial do governador pelo projeto, o senador Benedito de Lira a notícia de que Renan Filho mudaria o projeto do Marco Turístico de um equipamento multifuncional para um píer irritou o senador e idealizador da obra. Além disso, Biu já afirmou que a defasagem do valor inicial do projeto, “garantido” desde 2011, implicaria em mais recursos e adequação do projeto. Inclusive, foi irredutível com Renan Filho ao ameaçar retirar do projeto os recursos de sua emenda: “Não mude o projeto, porque não interessa mudar. Se mudar, retiro, eu peço para tirar o dinheiro de lá”, teria dito o senador ao governador.

Enfim, a manhã desta segunda promete emoções fortes, na sede do Governo de Alagoas, cenário de discursos, posturas e descomposturas das autoridades.

Reportar Erro