Votação do Impeachment

Manifestações contabilizam 57 mil pessoas, segundo SSP

O dia foi de movimentação intensa no gramado central

acessibilidade:

As manifestações deste domingo levaram 57 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios, de acordo com o mais novo boletim divulgado às 18h30 pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal. Do total, 40 mil são favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e os outros 17 mil contra o processo. Neste momento, no entanto, é contínuo o movimento de chegada e saída de manifestantes de ambos os  lados da Esplanada. 

A contagem é feita entre a linha que vai do Museu da República e do Teatro Nacional até a Alameda das Bandeiras. O cálculo de pessoas foi realizado com base em imagens aéreas de alta resolução produzidas por volta das 17h, que mapearam toda a área ocupada, incluindo as praças entre os ministérios. A soma considerou a densidade por metro quadrado em relação a cada um dos espaços ocupados.

O efetivo das forças de segurança do DF foi ampliado ao longo da tarde. Um total de 4 mil policiais militares, 320 bombeiros e 75 agentes do Detran garantem a segurança da Esplanada e imediações. A Polícia Civil intensificou os plantões das delegacias da área central e do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e está com 300 agentes reforçando o policiamento das Asas Sul e Norte, Cruzeiro e Sudoeste.

O Corpo de Bombeiros registrou 17 atendimentos até o momento as 18h, casos como desmaio, tombo, entre outros de gravidade leve; e a PM prendeu três pessoas, sendo duas por furtar carros no estacionamento de um ministério e outro motorista que tentou atropelar manifestantes, além de apreender facões, paus e uma bomba caseira.

Reportar Erro