De mala na mão

Mandetta pode virar secretário de Dória, mas teria de desistir do projeto presidencial

Além de Doria, também o goiano Caiado gostaria de contar com Mandetta

acessibilidade:
Mandetta com Doria, durante coletiva em São Paulo sobre coronavírus.

Sem mandato de deputado federal, que já exerceu, Luiz Henrique Mandetta pode ir para casa, desaparecendo do noticiário, ou mantendo-se em evidência como secretário de Saúde de algum Estado.

Mandetta sabe que aceitando o convite para virar secretário, ele teria de se subordinar ao projeto político do respectivo governador, perdendo a primazia, por exemplo, de eventual candidatura presidencial.

Nessa hipótese, o destino mais provável seria o governo de São Paulo, onde poderia ter alguma visibilidade, mas o preço seria elevado: teria de subordinar-se ao projeto político do governador João Doria.

Ligação a Doria
A relação entre o governador com o ministro sempre foi boa, sobretudo quando “tocavam de ouvido” oara alfinetar Bolsonaro.

Durante as várias coletiva ao lado do governador que é um crítico áspero do presidente, Madetta ouviu em silêncio apelos de Doria para “resistir”, nas relações com o presidente que o nomeou.

Com Mandetta aceitando a secretaria de Saúde paulista, o governador João Doria atenderia a dois interesses: posicionar-se outra vez como antítese de Bolsonaro, acolhendo mais um dos ex-aliados, e se livraria do seu atual secretário, considerado um dos mais fracos da sua equipe.

Outra hipótese, muito remota, seria Mandetta assumir a secretaria de Saúde do governo de Ronaldo Caiado, em Goiás. Mas o ego do ainda ministro não viabilizaria essa situação.

Reportar Erro