Datafolha

Maioria dos brasileiros apoia prisão após a segunda instância

Cai número dos que acreditam que Lava Jato diminui a corrupção

acessibilidade:
Em setembro do ano passado, 44% acreditava que os crimes diminuiriam; neste mês, o índice caiu para 37% (Foto: SCO/STF).

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira, 17, pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que 57% dos entrevistados apoiam a prisão de réus após condenação em segunda instância, ainda que possa recorrer a instâncias superiores.

Para 36%, é mais justo que uma pessoa vá para a prisão somente após seu processo passar por todas as instâncias judiciais possíveis. Não souberam responder 6%.

Entre as pessoas que declararam o PT como partido de preferência, a tese da prisão em segunda instância é rejeitada por 57%. Eleitores que declaram o PSDB como partido de preferência são os que mais acreditam na influência da operação para diminuir a corrupção: 54% deles disseram concordar com essa afirmação.

O levantamento também indica que caiu o número de pessoas que acreditam que a corrupção diminuirá com a Operação Lava Jato. Em setembro do ano passado, 44% dos entrevistados acreditava que os crimes diminuiriam. Neste mês, o índice caiu para 37%. Por outro lado, 51% afirmam que a corrupção “continuará na mesma”; em setembro, eram 44%.

A corrupção é apontada por 21% dos entrevistados como o principal problema do país, em situação de empate técnico com a saúde, citada por 19% dos eleitores ouvidos.

O levantamento também questionou se a Lava Jato já cumpriu seu objetivo e, por isso, deveria acabar. Defenderam a continuidade da operação 84%. Outros 12% disseram que ela deve ser encerrada, 4% não souberam responder. Em que pese a crítica ao julgamento do ex-presidente Lula, a Lava Jato tem apoio de 77% dos eleitores do petista.

O Datafolha ouviu 4.194 pessoas em 227 municípios entre os dias 11 e 13 deste mês. Lula foi preso no dia 12 de março. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Reportar Erro