Pandemia não acabou

Maceió tem aumento de 305% em atendimentos de casos suspeitos de covid-19

Secretário de Saúde alertou que quadro da pandemia é grave e e pode ficar gravíssima

acessibilidade:
Unidades de Referência para síndrome gripal atendem maceioenses. Foto: Ascom SMS

A capital de Alagoas, em um dos estados que mais tempo passaram em situação de queda de casos de covid-19, constatou um aumento de 305,4% na quantidade de atendimentos nas quatro Unidades de Referência em Síndrome Gripal entre novembro e dezembro. Diante do quadro, secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, usou as redes sociais nesta quinta-feira (17) para alertar que a situação é grave e tentar conscientizar os maceioenses de que a pandemia não acabou.

O levantamento comparativo foi feito pela SMS entre 1º e 13 de novembro com o mesmo período em dezembro. “Estou muito preocupado com a subida desses casos. Só a unidade sentinela em Jacarecica registrou um aumento de 426% no número de atendimentos, que acontecem quando as pessoas estão sentindo sintomas e precisam de acompanhamento”, disse Thomaz Nonô.

Para o gestor, o momento exige ajuda principalmente da população, que deve seguir as orientações de prevenção, como respeitar o isolamento social, usar máscara e álcool em gel. “A Secretaria está preparada, mas é necessário que a população se conscientize que o vírus continua circulando e que a pandemia não acabou. O número de óbitos e de ocupação de leitos voltaram a subir”, alertou o secretário.

“Peço encarecidamente que as pessoas divulguem isso, porque a situação é grave e pode ficar gravíssima, principalmente com as festas de fim de ano. Muito cuidado, ame a si mesmo, ame o seu próximo, evite a contaminação e não deixe que uma tragédia entre dentro da sua própria casa”, acrescentou.

A média do aumento de atendimento registrada nas quatro unidades de referência é de 305,4%. De 1º a 13 de novembro, foram atendidos 1.309 pacientes, enquanto no mesmo período de dezembro o número subiu para 3.998. A unidade que teve o maior aumento foi a Maria da Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, passando de 318 atendimentos para 1.355.

Unidades sentinelas

A Prefeitura de Maceió disponibiliza quatro Unidades de Referência em Síndrome Gripal: Jorge Duarte Quintela Cavalcante (Graciliano Ramos), Walter de Moura Lima (Santa Amélia), Novo Mundo e a Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).

Os usuários devem procurar as unidades nos primeiros sintomas para um tratamento precoce. Nestes locais, os pacientes realizam exames e têm os encaminhamentos conforme a prescrição médica. Cada usuário é avaliado e medicado de maneira individual, de acordo com os sintomas, duração e características. Além dos encaminhamentos para exames, os pacientes já saem das unidades com os medicamentos. (Com informações da Secom Maceió com Ascom SMS)

Reportar Erro