O prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), anunciou nesta sexta-feira (5) que, pela primeira vez desde o início da pandemia, a Prefeitura de Maceió disponibilizará 70 leitos para o tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Serão 20 leitos de UTI e 50 leitos clínicos, a serem implantados a partir do dia 12 deste mês de março, para ampliar a capacidade de atendimento emergencial aos maceioenses. A medida foi anunciada no dia em que Alagoas atingiu 78% da ocupação de UTIs para covid-19, e Maceió registra 76% de UTIs ocupadas.
“O avanço do novo coronavírus exige cada vez mais eficiência e rapidez da gestão pública. Por isso, disponibilizar 20 leitos de UTI e 50 leitos clínicos é uma ação tão importante e feita pela primeira vez pela Prefeitura durante a pandemia. As vidas estão em primeiro lugar”, explicou o prefeito JHC.
A demanda foi discutida em reunião esta semana entre o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, com o titular da Saúde do Estado, Alexandre Ayres, e diretores de três hospitais contratualizados com o Município. Os diretores do Hospital Veredas, Sanatório e Santa Casa de Misericórdia se comprometeram a adaptar 70 leitos já existentes, entre UTI e internação clínica, para tratar pacientes infectados com o novo coronavírus.
Eles serão ativados gradativamente, a partir do dia 12 de março, data em que o Hospital Veredas disponibilizará 10 leitos de UTI e 20 clínicos. Em 13 de março, será a vez do Hospital Sanatório, que destinará 20 dos seus leitos clínicos para tratamento de pessoas com Covid-19. E no dia 14 de março, a Santa Casa de Misericórdia ativará 10 leitos de UTI e 10 clínicos.
Segundo dados do governo de Alagoas, dos 174 leitos de UTI para pacientes com covid-19, 133 estão ocupados (76%); das 24 UTIs intermediárias, 13 estão ocupadas (54%); e dos 321 leitos clínicos, 209 lotados (65%). (Com informações da Secom Maceió)