Educação & Ciência

Maceió sedia evento latino-americano de informática na educação

Congresso e Conferência de Tecnologia vão até sexta-feira

acessibilidade:

A partir de segunda-feira (26) serão realizados em Maceió o IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e a X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO). O evento prossegue até a próxima sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Maceió. 

O CBIE é um evento de nível internacional que está em sua quarta edição, congregando os primeiros eventos de informática na educação no Brasil, a exemplo do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XXI Workshop de Informática na Escola.

De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da secretaria de Educação (seduc), Ricardo Lisboa, o evento, de nível internacional, deve reunir em Maceió pesquisadores do Brasil e de outros países da América Latina. “Com esse evento, Maceió passa a ser uma capital brasileira da tecnologia na educação”, afirmou o educador.

Alagoas

Lisboa disse ainda que, além da organização, o Governo de Alagoas participa do evento com um stand para mostrar as produções tecnológicas desenvolvidas pelos alunos das escolas estaduais. “Teremos aplicativos sendo lançados e outros projetos na área da tecnologia da aprendizagem”, acrescentou o superintendente.

No stand, o atendimento ao público será feito por alunos do curso de turismo e eventos das Escolas Estaduais Fernandes Lima e Marcos Antônio, enquanto a Escola Estadual Edmilson Pontes vai expor projetos na área robótica. Também serão apresentados pesquisas e aplicativos que facilitam o processo de aprendizagem.

“Vamos mostrar nossos mais recentes projetos, a exemplo do ‘Alagoas Mobiliza’, desenvolvidos por professores e alunos, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem”, concluiu Lisboa. 

O evento 

Tanto o congresso como a conferência, segundo os organizadores, permitirão a integração de servidores da educação, docentes e técnicos da Universidade com pesquisadores de outros estados ou países, por meio do intercâmbio científico e troca de experiências na área de Tecnologia da Informação.

Nos cinco dias de atividades, haverá uma discussão sobre pesquisa e os desafios da educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e a comunicação no ensino, com vistas à melhoria da qualidade educacional.

A última edição do evento ocorreu no ano passado na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul (MS). Na edição deste ano, nos dias 26, 27, 29 e 30 de outubro, a programação está concentrada no Centro de Convenções. Na quarta-feira, dia 28 de outubro, o evento se desloca para a praia de Ipioca, onde será realizado no espaço do restaurante Hibiscos.

Reportar Erro