Carta fora do baralho

Lula não deve ser candidato a presidente para 70,6% dos brasileiros

Para cerca de dois terços dos entrevistados, ex-presidiário não será sequer autorizado pela Justiça a concorrer

acessibilidade:
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Levantamento Paraná Pesquisas revelou que 70,6% dos brasileiros não acham que o ex-presidente e ex-presidiário Lula deve ser candidato ao Planalto nas eleições de 2022. A possibilidade é considerada possível para apenas 26,2% dos entrevistados e 3,1% não souberam ou não quiseram opinar a respeito. Mesmo no Nordeste, tradicional reduto lulista, a maioria (57,6%) não acredita que o petista deva ser candidato.

Para 65,8% dos entrevistados, o petista sequer será o principal adversário de Jair Bolsonaro na disputa pela reeleição. Apenas 30,6% veem a possibilidade de Lula ser o antagonista do presidente e 3,6% não souberam ou não quiseram opinar.

O Paraná Pesquisas também questionou os brasileiros sobre se a Justiça deveria permitir que Lula saísse candidato nas eleições 2022, já que, condenado por órgãos colegiados por corrupção e lavagem de dinheiro, o petista se enquadra nas proibições impostas pela Lei da Ficha Limpa.

Segundo o levantamento, 64,8% acham que a lei proposta por iniciativa popular deve ser cumprida e a Justiça não deve permitir que o ficha-suja participe do pleito daqui a dois anos. Para 31,6%, Lula deve ser autorizado a disputar as eleições e 3,6% não souberam ou não quiseram opinar. Novamente, o Nordeste também, em sua maioria (55,4%), acredita que a lei deve ser aplicada a todos, inclusive a Lula, e a Justiça deve proibi-lo de participar.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.008 brasileiros entre os dias 10 e 12 de setembro em 204 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 2,2% para mais ou menos.


Reportar Erro