Ministros de Lula vão explicar na Câmara suspeitas de fraudes no leilão do arroz
Comissão aprovou requerimentos do presidente do colegiado, Evair de Melo (PP-ES)
A comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (12), requerimento de convite para ouvir os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira e da Fazenda, Fernando Haddad para prestar esclarecimentos sobre o leilão do arroz, suspeito de fraude. Os requerimentos são de autoria do presidente da Comissão, Evair de Melo (PP-ES).
As datas para os depoimentos foram acertadas entre oposição e líderes do governo. Fávaro deve comparecer na próxima quarta-feira (19). Teixeira deve falar em julho e Haddad ainda não tem data definida para a audiência.
O governo Lula atravessa nova crise após deflagradas as suspeitas a respeito do leilão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu o certame alegando fragilidade financeira e autorizou a demissão do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.
Entre as suspeitas, está o fato de que um fabricante de sorvetes, uma mercearia de bairro especializada em queijo e uma locadora de veículos estão entre as vencedoras do leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a compra de 263 mil toneladas de arroz ao preço de R$ 1,3 bilhão.