Microministério

Lula sanciona lei que cria 38º ministério

A criação da pasta foi para acomodar o PSB, de Márcio França, depois que Lula cedeu espaço ao centrão

acessibilidade:
Depois de uma investigação interna, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes ordenou que a Polícia Federal apure o caso (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta terça-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou, a criação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Em dezembro, o Senado aprovou a Medida Provisória (MP) publicada pelo Planalto para a criação de mais uma pasta. De acordo com o governo petista, a ideia é “fortalecer políticas, programas e ações voltadas para o apoio e formalização de negócios, arranjos produtivos locais, artesanato, além de estimular o microcrédito e facilitar o acesso a recursos financeiros”.

Mas na verdade, o movimento de Lula para criar mais uma pasta foi na intenção de acomodar o PSB, de Márcio França em seu governo, uma vez que o ministério de Portos e Aeroportos, antes comandado por França, agora está nas mãos do PP, com a chefia de Silvio Costa Filho.   em fase de cooptação.

A coluna do jornalista Cláudio Humberto chegou a afirmar que Márcio França foi rebaixado a ‘microministro’, dado o desprestígio do paulista e a dificuldade de diálogo entre ele e o chefe da República.

Reportar Erro