Sem acordo

Lira convoca sessão deliberativa, mas sem revelar pauta

Taxação de produtos internacionais deve ser principal assunto deliberado.

acessibilidade:
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. (Foto: agência Câmara)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acaba de confirmar sessão deliberativa extraordinária para essa segunda-feira (27), às 17h. A pauta ainda é um mistério. Não foi publicada.  Deputados ouvidos pelo Diário do Poder acreditam que o acordo principal será fixado sobre o projeto denominado Mover, que contém um jabuti determinando a taxação de compras internacionais até US$50.

“Não tem mais pauta do dia, tem a pauta do momento. O que é consenso e está previsto hoje, no outro dia não vale mais. O que eu sei é que Lira vai tentar pautar o Mover, mesmo com o jabuti. O impasse é que o governo quer arrecadar, mas o PT não, o PT quer ficar bem nas redes sociais”,  disse o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Joaquim Passarinho (PL-PA).

Já o deputado José Medeiro (PL-MT) acredita que o recuo do Planalto sobre a taxação de compras internacionais vai adiar ainda mais a apreciação da proposta. “Agora que Lula voltou atrás, acredito que a ênfase será no PL da Globo”, apostou o deputado. Perguntado sobre o estilo do presidente da Câmara, que mantém suspense sobre a ordem do dia até o último momento, Medeiros acrescentou: “ele é bom de timing, sabe colocar para votar na hora certa, e se garante nessa percepção e em sua relação com os líderes”. 

Na última semana, o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, voltou atrás. Mesmo com a defesa do ministro Fernando Haddad sobre a taxação de compras internacionais, o chefe do Executivo adotou novo discurso e anunciou a tendência de vetar o trecho da MP, caso seja mantido. A tendência é vetar, mas a tendência também pode ser negociar”, disse ele.

Lula faz nova cena, tentando evitar um novo crescimento da rejeição ao seu mandato. Ele diz agora não querer prejudicar mulheres e jovens que compram ‘bugigangas’ e ‘coisas para cabelo’ na internet.

Reportar Erro