transporte

Liliane quer ampliar horário do metrô

Por ofício, deputada liliane Roriz pede a ampliação do horário do metrô

acessibilidade:

liliane rorizA deputada distrital Liliane Roriz quer aumentar a ampliação do horário de funcionamento do Metrô no Distrito Federal. Ela encaminhou ofício para a presidente da Companhia do Metropolitano do DF, Ivelise Longhi, para sugerir que o transporte comece a funcionar diariamente a partir das 5h da manhã e mantenha o serviço até 1h da manhã, inclusive nos fins de semana. O pedido também é registrado em indicação parlamentar recentemente apresentada pela distrital. Atualmente, os trens transportam passageiros das 6h da manhã às 23h30.

Para a distrital, enquanto a ampliação do metrô não sai do papel, o governo precisa investir para que o transporte atenda o máximo possível de passageiros. ?Existe um grande parte de trabalhadores, como quem é envolvido com restaurantes e bares, que muitas vezes perde o último trem porque o horário de contrato é até meia-noite. E sabemos que o transporte público noturno é ainda mais precário do que o diurno?, justificou a parlamentar.

Liliane afirma que não é difícil flagrar transporte pirata, principalmente nos arredores de estações de ônibus com grande movimentação de passageiros. Para ela, os coletivos que rodam na madrugada não conseguem absorver toda a demanda existente. ?Esse é o maior estímulo a essa prática ilegal?, observa.

Quem já depende do transporte público noturno sofre com a falta de opção do sistema. No caso específico de ônibus, em algumas linhas, o último carro circula à 1h30 da manhã. ?Imaginem como fica o usuário que perde esse ônibus e tem que andar quilômetros, criar outro trajeto ou mesmo esperar até às 6h da manhã para conseguir o próximo transporte?, indaga.

De acordo com o governo do Distrito Federal, o Metrô-DF transporta uma média de 130 mil pessoas por dia em seus 32 vagões. Todo o percurso do transporte em funcionamento tem a extensão de 42,38 km e liga a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga.

Existem no Distrito Federal mais de 10 mil estabelecimentos que geram mais de 100 mil empregos, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). A entidade estima que cada emprego direto desse crie ainda três indiretos na região, por se tratar de uma cadeia diversificada. ?Os estabelecimentos trabalham em regime de escala. Se considerarmos que 30% desse total trabalha durante a noite, já são 30 mil cidadãos beneficiados com a medida?, calcula a distrital.

Reportar Erro