acessibilidade

Leitos em hospitais do DF deverão ser adaptados para pessoas com deficiência

Medida foi sancionada nesta quarta-feira (2) pelo governador Ibaneis Rocha

acessibilidade:
Acessibilidade em hospitais do DF se torna lei. Leitos deverão ser adaptados para atender pessoas com deficiência e obesos. Foto: Guilherme Santos/Sul21

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou, nesta quarta-feira (2), lei que exige a adaptação de leitos em hospitais públicos e privados do Distrito Federal para atender pessoas com deficiência e obesos. A Lei nº 6.738 determina que os equipamentos deverão estar disponíveis para a realização de exames e demais procedimentos hospitalares.

O autor da proposta é o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC), que acredita que a medida trará maior eficiência na prestação do serviço de saúde. “É uma forma de melhorarmos o atendimento dessas pessoas. Se os cinemas têm espaços adaptados para esse público, por que os hospitais não teriam. É preciso manter a equidade no tratamento de todos”, diz.

A população de obesos no país mais que dobrou entre os anos de 2003 e 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indo de 12,2% para 26,8%, Já as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência correspondem a 23,9% dos brasileiros, de acordo com o último censo.

Desta forma, a adaptação dos serviços essenciais a esta parcela da população é essencial. “Empreendimentos acessíveis são cada vez mais exigidos pela sociedade, seja em edifícios comerciais, residenciais ou em entidades prestadoras de serviços assistenciais”, diz Pedrosa.

 

Reportar Erro