De autoria da CLDF

Lei determina que órgãos públicos deverão adotar sistema de economia de água

Devem ser instaladas válvulas de descarga com duplo acionamento

acessibilidade:

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (31) a Lei 5.535/2015, de autoria da deputada Luzia de Paula (PEN), que determina que os órgãos públicos da administração direta e indireta do DF instalem válvulas de descarga com duplo acionamento nos sanitários localizados em suas dependências. O objetivo é reduzir o consumo de água, reduzindo o impacto ambiental.

As válvulas de descarga com duplo acionamento proporcionam a redução do volume de água utilizado através do acionamento de duas teclas, sendo elas parcial e total, para limpeza de líquidos através de uma descarga econômica e para limpeza sólida através de uma descarga completa.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

A deputada Luzia de Paula defende a preservação da natureza, tendo em vista o quadro de escassez de água que o País enfrenta. "Economizar água é pensar no futuro e a válvula de descarga com duplo acionamento reduz o volume de água utilizado, proporcionando uma economia de aproximadamente 30%" finaliza a deputada.

Reportar Erro